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Dicas para vender mais na confeitaria durante o Natal

O fim de ano é um dos períodos mais promissores para o setor de confeitaria e também um dos mais desafiadores. Entre panetones, bolos natalinos e sobremesas elaboradas, o grande objetivo é se destacar no meio de tantas opções. Para isso, a palavra-chave é ousadia.

De acordo com a Chef Maíra Benevenuto, consultora especialista da Seara Margarinas, o Natal é o momento ideal para sair da zona de conforto e apostar na criatividade. No Natal, é o período que você tem para ousar. 

“Se eu vendo panetones, por exemplo, posso sair do comum e criar versões coloridas, de red velvet, cacau black ou até panetones salgados. É o momento de sair das frutas cristalizadas e do chocolate tradicional e trazer novos sabores para a vitrine”, afirma.

1. Fuja do óbvio

O consumidor de Natal não busca o trivial do dia a dia. Ele quer surpresa, sofisticação e presenteabilidade. É hora de pensar em combinações diferentes, como panetones com damasco e tâmara, bolos com especiarias e nozes ou sobremesas com decorações temáticas.

Segundo Maíra, o público também está disposto a investir mais nessa época. “As pessoas querem ver algo diferente. Quem vai a uma confraternização não quer levar um bolo de cenoura com chocolate, e sim um bolo natalino com frutas cristalizadas, decoração especial e uma embalagem que possa virar presente”, explica.

2. Capriche na apresentação

A aparência do produto é parte essencial da experiência natalina. O cliente busca algo que encante visualmente: um doce que se destaque na mesa, uma lembrança bonita para o amigo-secreto ou uma vitrine que desperte desejo.

Para a Chef Maíra, esse é o momento de apostar nos detalhes. “Talvez o biscoitinho de gengibre tradicional seja bonito, mas é comum. E se, em vez dele, você fizer uma casinha de biscoito? É um produto que gera mais lucro, visibilidade e marketing, porque poucas pessoas fazem.”

Pequenas mudanças na decoração e o uso de embalagens criativas ajudam a transformar um produto simples em um item de venda diferenciado.

3. Use as redes sociais a seu favor

A vitrine da confeitaria hoje também é digital. Fotos bem produzidas, bastidores da produção e campanhas de pré-venda com produtos exclusivos geram desejo e antecipam pedidos. Um produto que chama atenção pela estética e originalidade tende a ser compartilhado, o que impulsiona as vendas. 

“Às vezes o cliente compra não só para comer, mas para montar uma mesa ou decorar uma confraternização. O seu produto pode se tornar um elemento visual, não apenas gastronômico”, reforça Maíra.

4. Encare o Natal como oportunidade de crescimento

Mais do que uma data lucrativa, o Natal é um momento de posicionamento. Confeiteiros que aproveitam o período para testar receitas, apresentar produtos autorais e construir uma identidade própria fortalecem sua marca e conquistam novos clientes.

“É o momento de fazer algo diferente, de se arriscar. Porque é aí que pode estar a virada de chave para o seu negócio prosperar e construir uma identidade própria”, diz Maíra Benevenuto.

5. Encante pela experiência

Vender bem no Natal é mais do que oferecer doces. É criar uma experiência completa que envolve sabor, aparência e emoção. Um panetone artesanal com recheio especial e uma tag personalizada pode valer mais e ser lembrado por mais tempo.

O Natal é o período em que a confeitaria se transforma em arte, presente e celebração. Como resume Maíra, “quem ousa, se destaca. E quem se destaca, conquista um espaço que vai muito além das festas de fim de ano”, finaliza.Aproveite  confira também algumas dicas de divulgação para se destacar no fim de ano:
https://ricca.com.br/blog/divulgacao-fim-de-ano-padarias

Aline Fernandes

publicado por

Aline Fernandes

publicado em

07/11/2025

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