Passos para criar uma vitrine de padaria irresistível

A organização dos produtos em categorias é essencial para melhorar a funcionalidade e a estética da vitrine.

Entrar em um estabelecimento e encontrar o que precisa só de olhar para os produtos expostos é uma grande sensação de vitória. Da mesma forma, o oposto pode frustrar o cliente e custar uma boa venda. No mercado de foodservice, a apresentação dos itens tem um papel essencial para as vendas. Afinal, “comer com os olhos” é uma realidade no segmento. Por esse motivo, criar uma vitrine de padaria irresistível é importante para os negócios. 

A vitrine é essencial para projetar as vendas.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Camila Landi, professora de Gastronomia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o caminho para criar uma vitrine de padaria irresistível passa pelos aspectos sensoriais que estão intimamente ligados à escolha do que comemos. “Sabemos que no dia a dia (em nossas refeições) uma composição de cor, formatos variados, cheiro, entre outros aspectos sensoriais (como o som), são fortes atrativos para nossas decisões alimentares e/ou para despertar o interesse no consumo”, explica.

Porém, como podemos criar uma vitrine de padaria que seja atraente e eficiente aos clientes? Essa é uma questão que pode ser resolvida com algumas ações rápidas e práticas. A princípio colocá-la em um ponto de acesso visível no estabelecimento aos passantes. Além da boa localização, é preciso mantê-la impecável em todos os aspectos visuais, como cores, formatos, apresentação como um todo, e sem esquecer a questão da higiene

Outro passo importante para tornar a vitrine de padaria assertiva é não sobrecarregar de informações. Como o excesso de itens e uma mistura de opções de produtos que não conversam entre si, e até mesmo possam fugir da proposta da casa e do cardápio. Landi explica que o ideal é separar por categorias alimentares e temperatura correta.

Focar em datas comemorativas e criar uma vitrine temática pode ajudar na hora da organização e ganhar uma vantagem nas oportunidades de venda. Antecipar uma data especial vai aumentar a visibilidade sobre os produtos da padaria.  

Os benefícios de ter uma vitrine de padaria bem estruturada

Para a especialista existem muitos benefícios nesses cuidados ao montar a vitrine, entre eles a projeção de venda, maior segurança na compra ao consumidor (ele sabe o que está comprando e o produto que vai comprar – o qual deve estar de acordo com o que vende na apresentação), fidelização do cliente e conhecimento dos mesmos sobre o produto adquirido.

E a vitrine on-line? Ela é importante?

“Sim. Essencial”, responde a especialista. Ela explica que trabalhar na construção da vitrine virtual é uma grande oportunidade de marketing, e essa é uma inovação que deve ficar. Afinal, atualmente se busca nas mídias sociais referências sobre padarias e restaurantes, produtos e alimentos, antes da visita presencial ou compra on-line.

Combine a vitrine com outras questões da padaria

A especialista também destaca que, da mesma forma, as embalagens e os utensílios são, também, ferramentas que ligam intimamente a gastronomia à arte e despertam nosso paladar, ou não. “Nesse sentido, uma vitrine com a devida atenção aos aspectos sensoriais mencionados em sua apresentação, na estética e na higiene, e que trabalhem sua montagem pensando no formato dos produtos, na paleta de cores, nos utensílios e/ou embalagem utilizados para sua apresentação, na disposição deles na vitrine e que tenha cuidado com opções disponíveis que atendam ao público-alvo esperado, são fatores de sucesso para se ter uma vitrine eficiente em seu objetivo final”, completa a Prof.ª Dr.ª Camila Landi.

Equipe Ricca

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Equipe Ricca

publicado em

09/03/2023

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