Tendências da panificação para ficar de olho

Conhecer o seu cliente é importante para definir as tendências para o seu negócio
14.01.2023

Padarias são ambientes que reúnem hora a hora uma variedade de clientes. Aquela pessoa que chegou logo cedo para tomar o famoso pingado e ir trabalhar, pode ser diferente daquela que está apenas comprando um pão fresco para levar para a casa e preparar um café da manhã. Neste cenário de tantas possibilidades, como alguém pode melhorar a experiência do consumidor no mercado de panificação?

Primeiramente, temos que destacar que o mercado de panificação está em crescimento. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (IDEAL), o setor de panificação e confeitaria teve um aumento nominal de 19,5%, na análise de janeiro a maio de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O fluxo de clientes também teve um acréscimo de 5,25% no mesmo tempo examinado.

A tendência da experiência do consumidor na panificação

De acordo com Antonio Saú Rodriguez, assessor da Associação dos Proprietários de Padarias de São Paulo (SAMPAPÃO), nas padarias a experiência do consumidor está muito ligada às suas necessidades e expectativas.

Um exemplo que podemos analisar é o da região do estabelecimento. Caso a padaria tenha um público formado por um entorno de empresas e escritórios, um fator determinante é a agilidade do atendimento. Usar ferramentas para facilitar e agilizar processos e, dessa forma, atender à necessidade de praticidade desses clientes é um caminho para melhorar a experiência do consumidor.

Muitas vezes o horário também vai ser decisivo para definir o tipo de experiência do consumidor. O público de café da manhã aos domingos é formado por famílias que passam bastante tempo conversando e querem um ambiente acolhedor e clean e, quando têm crianças, a preferência é por segurança. Clientes esses que podem ser diferentes dos trabalhadores durante o restante da semana.

O assessor da SAMPAPÃO ainda destaca que características sociais e familiares determinam uma tendência para porções menores para famílias pequenas, casais aposentados ou até solteiros.

Então, como melhorar a experiência do consumidor?

A resposta direta é, sem dúvida, conhecer o seu público e o que é importante para ele.

Atualmente as padarias são um negócio muito particular. Além de padarias são confeitarias, minimercado, loja de conveniência, adega, quitanda, revistaria, entre outras coisas. Saber o que procuram, o que precisam, como gostam de ser atendidos e os horários que sempre aparecem dará uma vantagem para o estabelecimento se destacar entre o consumidor.

3 dicas práticas para melhorar a experiência do seu cliente

Dica 1: qualidade e variedade dos produtos

Entenda o que o seu público quer consumir. Talvez queiram porções menores de alguma massa, que tal variar e torná-las petiscos? É uma forma de aumentar a frequência das vendas.

Além disso, a qualidade do produto sempre é relevante para a experiência do consumidor. Na panificação, fatores como aparência, sabor e o aroma são essenciais para o sucesso do negócio. Afinal, quem voltaria em um lugar que vende um croissant ruim? Ou que cheira mal? Ninguém.

Por esse motivo, investir em produtos de qualidade e que garantam a boa produtividade do estabelecimento é uma escolha inteligente.

Dica 2: um belo ambiente

Se o objetivo do seu negócio é que as pessoas passem mais tempo consumindo dentro dele, então é necessário investir no ambiente. Cuidados com a decoração, iluminação, organização, limpeza e som devem ganhar destaque na hora do planejamento para melhorar a experiência do consumidor e fidelizar o cliente. Todos querem voltar para um local aconchegante.

Dica 3: excelência no atendimento

Educação é o básico. Porém, treinar e motivar a equipe para estar preparada para entender e atender o cliente vai ajudar na fidelização e na experiência deles. Transformar um “posso ajudar?” em um “sei como te ajudar!” é um passo para um atendimento de excelência.

Adotar tecnologias para facilitar e agilizar o atendimento ao consumidor é importante para melhorar a experiência. Atualmente, existem uma variedade de formas de pagamentos, da aproximação do cartão e celular até o Pix.

No fim do dia, conhecer bem o seu cliente é o que vai determinar qual tendência implementar no seu negócio.

Conheça mais sobre as formas de pagamento digital e como implementar na sua padaria.