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Tipos de pão que não podem faltar no dia a dia da padaria

O pão está presente na vida das pessoas há milhares de anos e, ao longo desse tempo, se transformou em muito mais do que alimento: tornou-se símbolo de cultura, tradição e afeto. Cada país e cada região, desenvolveu receitas próprias de tipos de pão, mas alguns pães atravessaram fronteiras e conquistaram o mundo.

O Brasil tem em sua tradição o consumo diário do famoso pãozinho francês e as padarias recebem cerca de 47 milhões de pessoas todos os dias e, considerando os pedidos via aplicativo, que tem crescido muito, esse número pode ser ainda maior. O que é um estímulo também para esse surgimento de tantos empreendimentos do setor.

A seguir trazemos dados da panificação e a importância do segmento para o dia a dia dos profissionais de padaria e dos pães na vida dos brasileiros. Continue lendo!

Tipos de pão: quais não podem faltar nas padarias?

De acordo com o Chef Luiz Farias, na padaria brasileira não podem faltar os principais pães eleitos pelos consumidores. São eles: pão francês, pão doce, pão de hambúrguer, pão brioche, pão croissant, pão de forma, pão Ciabatta, pão italiano e pão integral. Confira a seguir quatro exemplos que mostram toda a diversidade da panificação:

Croissant: originário da Áustria e aperfeiçoado na França, o croissant é o clássico que une fermentação e laminação. Sua casquinha crocante e miolo macio são resultado de uma técnica precisa que até hoje encanta padeiros e consumidores.

Baguete: símbolo da França, é reconhecida pela UNESCO como patrimônio cultural. Feita com poucos ingredientes, mas muito rigor técnico, ela conquista pelo contraste entre a crosta dourada e o interior macio e alveolado.

Brioche: esse pão tem a sua origem datada do século XV, é um pão enriquecido com manteiga, ovos e açúcar, o que lhe confere maciez e um sabor levemente adocicado. Versátil, pode ser consumido simples, recheado ou até em versões festivas.

Pães doces: no Brasil, os pães doces se tornaram parte da nossa memória afetiva. Recheados, cobertos ou finalizados com coco e creme, são presença marcante nas padarias e no café da tarde em família.

A importância do segmento da panificação no país

Segundo dados divulgados recentemente pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o setor da panificação teve o registro de 26.400 novos pequenos negócios entre janeiro e abril de 2025.

Esse número representa 17% de crescimento em comparação ao mesmo período do ano de 2024. Isso significa 220 CNPJs criados todos os dias, em média 10 estabelecimentos por hora, para a fabricação e comercialização de produtos relacionados à panificação no Brasil. É uma oportunidade também para padeiros e outros profissionais de atendimento, pois o surgimento desses novos negócios gera também novos empregos.

Ainda segundo Farias, no Brasil, existe muito potencial para explorar novos tipos de produtos. “Cito a Alemanha, que consome em média 4 pães per capita dia e, no Brasil, consumimos 1 pãozinho dia. Ou seja, temos muito potencial”, destaca.  Isso abre espaço também para inovar com outros produtos como focados em fermentação natural ou alimentação especial sem glúten, ou lactose.

Todos esses dados mostram como tradição e inovação caminham juntas na panificação, que está em amplo crescimento. Cada pão ou cada produto de uma padaria tem a sua própria história, métodos específicos de preparo e, além de agradar ao público das padarias, também traz possibilidade de gerar novos postos de trabalho, fazendo com que o país evolua cada vez mais.

A capacitação técnica ajuda os profissionais a terem uma compreensão profunda dos ingredientes e das técnicas necessárias para criar produtos de panificação de alta qualidade. Entenda a importância da capacitação nesse conteúdo:

Aline Fernandes

publicado por

Aline Fernandes

publicado em

22/09/2025

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