segredos-do-pao-de-brioche

Pão de brioche: segredos dessa receita clássica

Macio, leve e com um sabor que traz um toque amanteigado marcante, o pão de brioche é um clássico da panificação francesa que chama atenção pela textura aerada e pelo toque adocicado.

A receita tradicional conta com ovos e uma boa quantidade de margarina, resultando em um miolo rico e delicado.

Origem francesa e tradição regional

O nome “brioche” vem do termo francês brier, que é muito antigo e significa “amassar a massa”. As raízes do pão de brioche remonta da região da antiga Normandia, região ao norte da França que é reconhecida principalmente por conta da excelência de seus laticínios.

Com o tempo, essa especialidade se disseminou por toda a França, resultando em mais de 30 variações regionais que celebram a autenticidade da culinária francesa.

Entre os tipos mais conhecidos do pão de brioche estão:

Brioche Parisiense: possui um formato característico de duas esferas sobrepostas;

Brioche de Nanterre: essa versão é assada em forma retangular, com origem no início do século XX;

Brioche Vendéenne: trançado e típico da região de Vendée, geralmente servido em casamentos e celebrações religiosas;

Tropézienne: é uma versão adaptada e recheada com creme, criada por Alexandre Micka nos anos 1950 em Saint-Tropez.


Leve a cultura clássica da receitas francesa para o seu negócio

Falar de brioche é, inevitavelmente, mergulhar na cultura francesa. Além de paisagens encantadoras e marcos icônicos como a Torre Eiffel, a França também é referência mundial em gastronomia – em 2022, o país contava com mais de 600 restaurantes estrelados no Guia Michelin.
E é nesse cenário rico em sabores que o brioche se firma como uma das estrelas. Do tradicional ao inovador, da versão com ingredientes 100% vegetais à opção com apelo mais saudável, o brioche pode ser um excelente aliado para diversificar a linha de produtos e atender às novas demandas dos consumidores.

O brioche francês original é um pão que não economiza na qualidade: 400g de manteiga para cada quilo de farinha é a proporção usada em muitas receitas tradicionais. No entanto, é possível conquistar esse padrão de qualidade sem o uso da manteiga como ingrediente principal. Com a margarina específica e profissional, é possível ter um pão de brioche rico em sabor e textura.
De acordo com o Chef Marcelo Danúbio, essa é uma receita clássica que é à base de gemas, margarina e açúcar. “É uma massa rica em açúcar e margarina. É muito importante o cuidado tanto no sovar a massa (não deixar que passe dos 23 graus no batimento) quanto no assar em temperatura adequada em torno de 160 graus”, salienta.

Seja para trazer um toque francês ao seu portfólio ou para modernizar a produção, o pão de brioche continua sendo uma receita clássica, mas acessível para ampliar o mix de produtos da sua padaria.

Agora que você já sabe a origem do pão de brioche, que tal saber mais sobre a importância da capacitação técnica para a profissão de padeiro?

Afinal, um bom curso de padeiro é a chave para o sucesso. Saiba como capacitar sua equipe e destaque-se no mercado da panificação.

ingrid.magalhaes@seara.com.br

publicado por

ingrid.magalhaes@seara.com.br

publicado em

16/07/2025

Inscreva-se para receber
dicas de confeitaria e mais

Fale conosco