Quando se fala em receitas tradicionais na gastronomia nacional e internacional mais queridas em todo o mundo, está a massa folhada, que se destaca em qualquer padaria ou confeitaria. No Brasil, cada vez mais estes estabelecimentos estão buscando formas de aumentar a produtividade ao criar receitas mais rápidas e fáceis de serem reproduzidas, além de conquistar os consumidores.
Se você planeja descobrir como desenvolver pratos que encantem o cliente, bem como a importância do uso da margarina para folhados para criar a porção perfeita para o seu negócio, continue lendo o nosso artigo especial com o apoio da Maíra Benevenuto, chef consultora da Seara Margarinas!
Como diminuir o desperdício do seu estabelecimento com margarina para folhados
Para a especialista da Seara Margarinas, o primeiro passo para ter um bom produto é ter uma padronização da sua produção. “Então todo mundo precisa seguir a mesma técnica, só que às vezes a gente vai numa padaria onde cada padeiro faz a sua técnica e aí você tem formas diferentes de folhagens, de assamento, então nem todo mundo tem a mesma receita”, ressalta.
Ainda segundo a especialista, a massa folhada é uma massa neutra, então, com ela, é possível usar qualquer sabor que ele vai ser muito bem aceito. O bom da massa folhada é que ela tem uma versatilidade para combinar sabores diferentes. “Ou seja, é possível criar a massa que quiser que ela não fique alterada, seja o sabor do recheio, seja o sabor da massa”, salienta.
O bom da margarina específica para folhados da Ricca Profissional é que, por ela ter um ótimo desempenho, ela fica tão bem folhada e tão bem aplicada, que até mesmo é possível utilizar as rebarbas cortadas para fazer os modelos dos produtos e novos produtos, conforme orienta a chef.
Ela conta ainda que, “assim, é possível usar as rebarbas de uma massa folhada, juntar para fazer um pastel de Belém, que ele vai folhar super bem. É uma margarina específica para essa aplicação, ou seja, massa folhada e semifolhada, que foi super bem distribuída, que tem um salto de forno bacana. Então, acaba que, no final, eu não tenho desperdício. Eu estou reutilizando toda a minha massa, eu estou reutilizando todo o meu produto”, complementa.
Margarina para folhados: otimize a produção e crie a proporção perfeita com Ricca
Nos estabelecimentos gastronômicos, tais como padarias, confeitarias e restaurantes, existem alguns desafios enfrentados pelos profissionais que atuam nas cozinhas e entre eles podemos citar o índice alto de desperdício de insumos. Ao utilizar produtos de qualidade adequados aliados à experiência do profissional, é possível aproveitar bem toda a massa, até mesmo para criar novas receitas, como destaca a especialista da Seara.
Ela conta que as margarinas específicas para folhados possuem uma plasticidade ótima, que se espalha super bem por toda a massa, assim o profissional consegue utilizar a parte maior para fazer a modelagem desejada, “e as partes menores, os retalhos, eu consigo estar utilizando para não haver desperdício, para usar todo o meu produto, e vou tirar também produtos bem legais, com todas as características que eu preciso, dentro não só do produto, mas que a margarina promete”, ressalta.
De uma massa semifolhada, por exemplo, é possível pegar as rebarbas e recortá-las de um croissant, de um croissant roll, e assim surge um tipo um rolinho semifolhado, tipo o cinnamon roll, “eu consigo fazer um rolinho recheado, semifolhado, que não tem a necessidade de grandes tamanhos”, complementa.
Se você tem interesse em conteúdos sobre gastronomia, continue acompanhando o nosso blog e também as nossas redes sociais!