Delivery e Grab & Go (retirada): diferenças e vantagens

Ambos oferecem conveniência para os consumidores, mas de maneiras distintas
26.03.2024

Na era da conveniência, o mercado de alimentos e bebidas está em constante evolução. Com a ascensão de diferentes modelos de negócios no setor, dois conceitos que se destacam são o serviço de entrega (delivery) e o sistema Grab and Go, que significa, na prática, a retirada da compra no local.

Ambos oferecem conveniência para os consumidores, mas de maneiras distintas. Neste conteúdo, iremos explorar as diferentes relações entre eles e como cada um pode atender às necessidades e ao estilo de vida dos seus clientes.

  • O que é delivery?

O serviço de entrega, como o nome sugere, envolve a entrega de alimentos diretamente na porta do cliente. Pode ser realizado tanto por restaurantes, quanto por aplicativos de entrega de alimentos e também por serviços de entrega especializados. 

  • O que é Grab and Go?

O conceito de Grab and Go se concentra na praticidade e na rapidez. Os estabelecimentos que oferecem esse serviço preparam alimentos e os mantêm prontos para a retirada no estabelecimento.

Para os donos de restaurantes, tanto o serviço de delivery quanto o modelo Grab and Go oferecem uma série de benefícios que podem impulsionar os seus negócios. Os serviços de delivery permitem que os restaurantes alcancem uma base de clientes mais ampla, incluindo aqueles que preferem comer em casa, no trabalho ou em outros locais.

Grab and Go e delivery: vantagens dos serviços de entrega e retirada para os restaurantes

Ao oferecer serviços de entrega, os restaurantes podem aumentar suas vendas ao atender uma demanda que, de outra forma, poderia ser perdida. Quando o consumidor desfruta da conveniência do delivery, ele possui a tendência de se tornar cliente regular, aumentando a fidelidade à marca e consumindo com recorrência os serviços daquele estabelecimento. Confira a seguir os principais benefícios de cada um dos modelos:

Ao incluir o seu restaurante, a sua padaria ou confeitaria em aplicativos de entrega populares, os donos deste tipo de negócio podem se beneficiar do marketing adicional e do acesso a uma base de usuários já estabelecida. Enquanto os custos iniciais podem incluir a implementação de um sistema de entrega, a longo prazo, o delivery pode reduzir os custos operacionais ao permitir que os restaurantes atendam mais clientes sem a necessidade de expandir fisicamente.

Saiba mais sobre o modelo Grab and Go (retirada)

Já o modelo Grab and Go (retirada) possibilita que os restaurantes atendam a uma grande quantidade de clientes em um curto período de tempo, especialmente em locais movimentados, como áreas de escritórios. Além disso, esse modelo exige menos tempo de preparação do que as refeições feitas por encomenda, o que pode levar a uma maior eficiência operacional e menor custo de mão de obra.

Ao preparar alimentos pré-embalados com base na demanda prevista para retirada, os restaurantes podem reduzir o desperdício de alimentos, pois evitam preparar excessivamente, permitindo também que os restaurantes se adaptem facilmente a diferentes locais e situações, como quiosques em shoppings, estações de trem ou instalações de escritórios.

Ambos os modelos permitem a clientes que estão em movimento e precisam de rapidez, a conveniência. A escolha entre os dois, depende das características específicas do restaurante, da localização e do público-alvo. Em suma, tanto o serviço de delivery quanto o modelo Grab and Go (retirada) oferecem vantagens significativas para os donos de restaurantes, padarias e confeitarias, permitindo-lhes expandir o seu alcance, aumentar as vendas e atender às variadas necessidades. 

Transforme a sua operação de panificação e confeitaria com o Calendário de Produção: https://ricca.com.br/calendario-de-producao-na-panificacao-e-confeitaria-aprenda-a-usar/.