Como precificar corretamente o seu cardápio
Você já se perguntou se está realizando a precificação correta dos seus produtos? Apesar de ser um desafio para os empreendedores, a definição dos preços no cardápio é fundamental para garantir o sucesso do negócio e maximizar os lucros. Afinal, gerenciar uma padaria ou uma confeitaria vai muito além da arte de produzir boas e belas receitas.
Alguns erros na hora de estabelecer os preços dos produtos podem ocasionar margens de lucro insuficientes e até mesmo dificuldades financeiras, comprometendo a saúde do negócio. Mas, afinal, como precificar corretamente o seu cardápio?
Conversamos com Bruna Mara Costa, consultora de Negócios no Empreenda 360, e Felipe dos Anjos Chiconato, consultor e sócio do Empreenda 360, para entender quais são os principais erros cometidos na hora da precificação de produtos e como criar uma estratégia de preços para permanecer competitivo no setor de panificação.
Principais erros na precificação
Segundo a consultora Bruna, alguns erros comuns cometidos pelos empreendedores na hora de precificar seus produtos são:
– Deixar de considerar todos os custos: muitos padeiros e confeiteiros consideram apenas o custo dos ingredientes na hora de precificar seus produtos e ignoram outras despesas, como mão de obra, aluguel, equipamentos, embalagem e custos de marketing. Isso pode levar a preços baixos e, consequentemente, a lucros menores.
– Preços muito baixos: colocar preços mais baixos do que os concorrentes pode ser tentador, mas isso pode resultar na subestimação da qualidade e da habilidade dos produtos de panificação e levar à percepção de que os produtos são de qualidade inferior.
– Ignorar as margens de contribuição: muitos profissionais estabelecem preços com base no que acham que os clientes estão dispostos a pagar, sem considerar as margens de contribuição. A fixação de preços que não geram margens de lucro suficientes pode levar a dificuldades financeiras e ao insucesso empresarial.
– Deixar de ajustar os preços: outro erro comum é negligenciar o ajuste de seus preços à medida que os custos aumentam ou a demanda muda. Isso pode levar a subfaturamento ou superfaturamento dos produtos, resultando em perda de vendas ou diminuição dos lucros.
– Não considerar a demanda do mercado: alguns profissionais não consideram o nível de demanda de seus produtos, o que pode levar à superprodução e ao desperdício ou subprodução e oportunidades perdidas.
Passo a passo para precificar corretamente
Para evitar esses erros de precificação, Felipe dos Anjos Chiconato indica um passo a passo com etapas fundamentais. Confira abaixo:
1. Calcule seus custos totais: comece calculando todos os custos associados à fabricação do produto. Isso inclui ingredientes, mão de obra, despesas gerais, embalagem e quaisquer outras despesas. Certifique-se de incluir custos diretos e indiretos em seu cálculo. Faça uma boa ficha técnica e descubra o quanto cada coisa custa.
2. Faça corretamente o cálculo do valor da sua mão de obra: considere todos os encargos e os benefícios, como férias, décimo terceiro, FGTS e outros. É importante dividir o valor total desses encargos pelo número de horas efetivamente trabalhadas para obter o custo horário da mão de obra. Em seguida, é necessário alocar esse custo em cada produto para garantir que os custos associados à mão de obra sejam contabilizados adequadamente no preço final do produto.
3. Determine sua margem de contribuição: decida a margem de contribuição que deseja obter em cada produto. Isso pode variar dependendo de suas metas de negócios, mas geralmente uma margem de contribuição de 28% a 38% é comum no setor de panificação. O lucro só pode ser apurado pelo Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE). E, lembre-se: preço de venda não dá lucro, preço de venda dá margem de contribuição!
4. Defina seu preço base: após calcular seus custos e margem de contribuição, você pode definir seu preço base. Isso é feito dividindo seus custos totais pela porcentagem da margem de contribuição desejada. Por exemplo, se seus custos totais são R$ 100 e você deseja uma margem de contribuição de 30%, seu preço base seria R$ 333,33 (R$ 100 dividido por 0,3).
A precificação do cardápio vai além dos cálculos
O processo de desenvolvimento de uma estratégia de preços bem-sucedida não se limita apenas aos passos descritos anteriormente. “Precificar requer uma visão muito mais ampla do que apenas uma equação matemática”, enfatiza Chiconato.
Por isso, na hora de precificar corretamente, é fundamental considerar a estratégia de negócios da empresa e como ela deseja se posicionar em relação aos concorrentes, refletindo essa estratégia nos preços dos produtos. E, claro, conhecer bem o perfil do cliente e entender suas necessidades permite agregar valor ao produto, o que pode ser decisivo na hora da compra. Ao seguir essas orientações, é possível estabelecer preços competitivos que garantam a rentabilidade do negócio de panificação e confeitaria.