A importância do controle de produção na padaria

Imagine começar a preparar os croissants do dia e então perceber que não tem insumos suficientes para completar a receita inteira.
10.11.2022

Ou perceber que os ingredientes para um bolo venceram e serão jogados fora. Situações que iriam atrapalhar toda a rotina da padaria, não é mesmo? Por esse motivo, utilizar ferramentas como o controle de produção é essencial para evitar desperdícios, atrasos e prejuízos. 

Porém, o que é controle de produção?

De acordo com Felipe Chiconato, sócio e consultor do Empreenda 360, o controle de produção seria administrar muito bem os recursos que são utilizados na fabricação dos produtos, como também planejar como será feito e definir a ordem que as ações serão executadas, a fim de evitar perdas, desperdícios e, principalmente, evitar rupturas, ou seja, falta de produtos e insumos. “Com este controle é possível calcular o custo do que se produz, organizar a produção, planejar, criar uma ficha técnica é fundamental nesta etapa”, completa.

No dia a dia de uma padaria, esse controle é essencial. Já que é um empreendimento que demanda produzir todos os dias e oferecer produtos frescos para a venda. Afinal, ninguém quer comprar pão envelhecido e com péssima aparência. Muito pelo contrário, o aroma, o sabor e a textura das receitas que acabaram de sair do forno são o que chamam a atenção do cliente na vitrine.   

Neste cenário, em que o padeiro deve produzir sua receita mais de uma vez por dia, a falta desse controle de produção pode trazer problemas para o negócio.

Quais as consequências de não implementar esse controle em uma padaria?

O que não é controlado não pode ser mensurado. A falta de controle gera perdas e desperdícios, seja por não compreender quanto é necessário para produzir para atender os clientes do dia ou ter dificuldade para encontrar o carro-chefe do seu negócio. “Além do fato de não conseguir precificar corretamente, de não saber se possui lucro”, destaca Chiconato. 

Por outro lado, os benefícios do controle de produção estão ligados à padronização, à organização, à otimização, ao ganho em escala, evita perdas e desperdícios e, consequentemente, gera mais lucros.

Como começar a implementar o controle de produção na padaria?

Para aqueles que vão implantar essa ferramenta no seu negócio, é necessário começar com alguns pontos, como a criação de fichas técnicas das receitas, mapear os processos dentro da cozinha e treinar e comunicar os colaboradores. Além disso, olhar e analisar o mercado para prever os momentos de picos, como datas sazonais e eventos, e ajustar a produção para ter o controle do que acontece nesses períodos.

O especialista traz alguns direcionamentos para esse começo. Anote tudo o que utilizar, o rendimento de cada receita, o tempo gasto, quais processos podem e devem ser otimizados. “Controle precisa de um objetivo, controlar por controlar não serve para nada. Então comece a controlar para melhorar o que faz e, consequentemente, ganhar mais dinheiro”, alerta Chiconato.